quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mudar alguma coisa pra criar um novo visual - tissue paper

 Eu tenho umas estantes de ferro há muitos anos. Elas, originalmente cinzas, já foram pintadas de várias cores. Um belo dia resolvi mudar a cara de uma delas. Tinha aprendido uma técnica chamada tissue paper - papel amassado, e resolvi aplicar à estante. Lixei a estante toda, passei zarcão novamente, depois colei os papéis de seda amassados com muito cuidado. Inicialmente deixei na cor do papel, um rosinha com flores clarinhas, depois pintei de branco, e pêssego, e rosinha, como está agora. O efeito é lindo, todo mundo quer saber como é feito e não acreditam que seja tão fácil e dê um visual tão bonito. Vários amigos copiaram a idéia e forraram vários objetos com essa técnica.  Lembrei-me hoje de contar isso e mostrar porque, quando resolvi mudar a estante, contei com a ajuda do meu irmão Chico que teve toda a paciência do mundo pra ficar comigo amassando papel, colando, ajeitando, na maior boa vontade. E hoje recebo as fotos de outro trabalho dele, dessa vez com filtro de café reciclado, como conto neste post. Mais uma vez ele mostrou a paciência para fazer um trabalho delicado e demorado, cujo efeito foi muito bom.
Acima, como era a estante. Lembro que quando mudei o visual dela, há mais de 15 anos, nem se falava em reciclagem. Ensinei essa técnica até em cursos gratuitos de férias, na Universidade Estácio de Sá, no Rio. Todo mundo gosta.
Detalhe da "roupa" nova.  Os furinhos somem e ela fica uniforme e com uma textura linda. E é um trabalho que dura, porque mudo de lugar, coloco caixas em cima e até hoje ela está perfeita.

Reciclagem fazendo escola - baú da felicidade

É gratificante quando fazemos um artesanato, alguém gosta, a gente ensina e a pessoa faz com perfeição. Neste post mostrei uma  floreira com caixote de feira que fiz com filtro de café reciclado. Meu irmão Chico e minha cunhada Neuza viram aqui em casa e adoraram a idéia. Ele perguntou como fazia, expliquei direitinho e ele cobriu esse baú enorme - olhem o tamanho dele na cama de casal - com essa técnica. Tudo explicado por telefone quando ele tinha alguma dúvida. Olhem no detalhe como ficou bom. Fiquei muiito feliz e orgulhosa em ver que , além do baú, ele também forrou o tampo do aparador de ferro e adorei o resultado.
Aí está o aparador forrado com filtro de café reciclado. Como é bom disseminar boas idéias, boas práticas. Tenho certeza de que outras pessoas verão o trabalho deles e vão fazer também. Assim diminuímos o lixo, ajudamos o planeta e enfeitamos a casa. Quer melhor?