quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia Mundial da Terra

Hoje, 22 de abril, Dia Mundial da Terra, registro 10 pequenas atitudes, retiradas da Revista Personare, para incentivar o consumo consciente nas crianças:

"1-Leve as crianças à feira e ao mercado e deixe-as “explorar” as frutas, verduras e legumes. Inventem receitas juntos, usando os alimentos que escolheram.
2 -Sempre que possível, dê preferência a roupas e brinquedos ecológicos para as crianças. Lembre que seus filhos e sobrinhos serão os consumidores do futuro.
3- Combine troca-troca de roupas com amigos que possuem filhos em idades próximas. O que não serve mais para vocês pode ser muito útil para outros. Estimule a criança, ao ganhar um brinquedo de presente, a escolher um que não brinque mais para doar a quem precisa.
4 -Façam passeios a bosques, florestas, praias. Deixe os pequenos andarem descalços, tocarem as árvores, respirarem o ar puro. Compartilhem as sensações.
5 No momento do banho, feche a torneira enquanto ensaboa a criança. Faça o mesmo quando es-tiver escovando os dentes e incentive-a a imitar você.
6 -Lembre que mesmo em stand-by os aparelhos consomem energia. Ensine os pequenos a desligarem a TV ou o DVD quando não forem mais assistir. Dê o exemplo: não deixe vários eletrônicos ligados ao mesmo tempo.
7- Mantenha em seu carro ou bolsa uma embalagem para colocar o lixo. Ensine a criança a colocar o lixo nos coletores de reciclagem, separando orgânicos, metais, plásticos e papéis.
8- Sempre que puder, ao sair de casa, lembre de levar sua própria sacola, dessas de pano. Assim você evita usar sacolas plásticas.
9 -Pense duas vezes antes de imprimir alguma coisa. Ensine as crianças a usarem os dois lados da folha ao desenhar. Também vale fazer bloquinhos para reaproveitar o verso de papéis usados. 10-Combine com outros pais um rodízio para buscar as crianças na escola. Nos finais de semana, faça caminhadas ou passeios de bicicleta com os pequenos. "
Eles são o futuro. Então, tudo que pudermos fazer para ensiná-los a respeitar e cuidar do mundo em que vivemos, reverterá em benefício para todos nós. Pensemos nisso!!!

2 comentários:

Luciana F. Damiano disse...

Olá Verônica,
Vim agradecer sua visita e visitar seu cantinho...Tudo muito lindo. Parabéns.
Seria lindo se todas as pessoas fizessem pelo um item da sua lista. O mundo seria um lugar bem melhor.

bjs
Luciana

Veronica Arteira disse...

Oi, Luciana, que bom que gostou do meu cantinho. Obrigada pela visita.
Bjs