domingo, 28 de março de 2010

Arte popular, Artesanato e Trabalhos manuais: Qual a diferença?

Estou querendo me inscrever no Sebrae como EI-Empreendedora Individual.Tenho andado bastante pelo site, lido muito, fiz até o curso online(grátis) de EI. Hoje, continuando minhas pesquisas, deparei com a descrição de Arte Popular, Artesanato e Trabalhos Manuais. Achei interessante a diferença, mas vou ler com calma, pois não estou muito satisfeita com estas definições (apesar de que definições só servem pra encher nossa cabeça, a prática é que vale): Arte popular
Conjunto de atividades poéticas, musicais, plásticas e expressivas que configuram o modo de ser e de viver do povo de um lugar.

Características:

Produção de peças
Arquétipo
Compromisso consigo mesmo
Fruto da criação individual.

Artesanato
A partir do conceito proposto pelo Conselho Mundial doArtesanato, define-se como artesanato toda atividade produtiva que resulte em objetos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com a utilização de meios tradicionais ou rudimentares, com habilidade, destreza, qualidade e criatividade.

Características:

Produção de pequenas séries com regularidade
Produtos semelhantes, porém diferenciados entre si
Fruto da necessidade

Trabalhos manuais
Os trabalhos manuais exigem destreza e habilidade, porém utilizam moldes e padrões predefinidos, resultando em produtos de estética pouco elaborada. Não são resultantes de processo criativo efetivo. É muitas vezes, uma ocupação secundária que utiliza o tempo disponível das tarefas domésticas ou um passatempo.

Características:

Produção assistemática
Reprodução ou cópia
Ocupação secundária
Fruto da destreza

Fonte:Sebrae

Raciocinei: Quando transformo uma calça jeans numa bolsa única, fruto da minha imaginação e de tudo que está arquivado na minha memória em relação a bolsas e reutilização de jeans, faço Artesanato. E quando faço uma necessaire com tecido e com enfeites que escolho na hora, mas cujo molde todo mundo tem, faço Trabalhos manuais? São mesmo diferentes????
Pessoas queridas, o que vocês acham disso????

7 comentários:

Soraia Melo disse...

Amei o post de hoje...boa pergunta....nao concordo com as definições pré-estabelecidas, prefiro o sentimento dado a cada peça feita seja ela com moldes disponíveis seja ela fruto puro da imaginação de alguém. Mas vou ficar pensando um pouco mais sobre o assunto!
beijinhos
So

Anônimo disse...

Oi Verônica, deixei um selinho para você no meu blog, passa lá...
Bjos

Van e Chris disse...

Oi Verônica,

Respondemos a sua pergunta sobre a corrente do bem lá no nosso blog, dê uma olhadinha!

Beijos,

Van e Chris

Vero Kraemer disse...

olá, Vero, minha xaráááá, que bom te conhecer!!! Agora não perderemos o contato, adorei seu blog!!!
Obrigada por participar do sorteio!!!
Beijão e boa sorte
Vero

Vania Oliveira disse...

nossa,depois que eu li fiquei mais na dúvida ainda...hehehe

Lurdinha disse...

Lindas as bolsas...gosto muito do seu blog...tenha um lindo fim de semana!
Abraços
Meus blogs
www.artesanatocriandoarte.blogspot.com
www.templummalhas.blogspot.com
www.poesiascaminhosdavida.blogspot,com

Louise Gusmão disse...

Olá Verônica!!

vim retribuir a sua visita, com muiiito atraso!! rsrs

Adorei os seus blogs!!!

Olha só... acho essa pergunta mais que pertinente! É muito fácil para eles que estão lá sentados atrás de uma mesa rotular o que é ou não artesanato, arte popular e trabalhos manuais; eu na minha santa ignorância, acho que um está "dentro" do outro, pois penso que cada pessoa imprime ao seu produto referências de sua região, sua cultura e seus costumes. Aqui em Natal, travamos uma briga eterna com os órgãos públicos que organizam feiras e exposições por causa dessas definições, o meu trabalho, por exemplo, é rotulado como "manualidade", artesanato de verdade aqui, é só trabalho feito com cerâmica, bordados de bilros, palha e outras tradições. Nossa... É um tema muito complexo, mas que sem dúvida é necessário ser discutido.

Parabéns pela postagem!

Já estou te seguindo!

Beijocas;

Louise