quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mudar alguma coisa pra criar um novo visual - tissue paper

 Eu tenho umas estantes de ferro há muitos anos. Elas, originalmente cinzas, já foram pintadas de várias cores. Um belo dia resolvi mudar a cara de uma delas. Tinha aprendido uma técnica chamada tissue paper - papel amassado, e resolvi aplicar à estante. Lixei a estante toda, passei zarcão novamente, depois colei os papéis de seda amassados com muito cuidado. Inicialmente deixei na cor do papel, um rosinha com flores clarinhas, depois pintei de branco, e pêssego, e rosinha, como está agora. O efeito é lindo, todo mundo quer saber como é feito e não acreditam que seja tão fácil e dê um visual tão bonito. Vários amigos copiaram a idéia e forraram vários objetos com essa técnica.  Lembrei-me hoje de contar isso e mostrar porque, quando resolvi mudar a estante, contei com a ajuda do meu irmão Chico que teve toda a paciência do mundo pra ficar comigo amassando papel, colando, ajeitando, na maior boa vontade. E hoje recebo as fotos de outro trabalho dele, dessa vez com filtro de café reciclado, como conto neste post. Mais uma vez ele mostrou a paciência para fazer um trabalho delicado e demorado, cujo efeito foi muito bom.
Acima, como era a estante. Lembro que quando mudei o visual dela, há mais de 15 anos, nem se falava em reciclagem. Ensinei essa técnica até em cursos gratuitos de férias, na Universidade Estácio de Sá, no Rio. Todo mundo gosta.
Detalhe da "roupa" nova.  Os furinhos somem e ela fica uniforme e com uma textura linda. E é um trabalho que dura, porque mudo de lugar, coloco caixas em cima e até hoje ela está perfeita.

11 comentários:

Unknown disse...

É linda mesmo, Veronica. Ficou linda nessa estante.
Há alguns anos fiz isso em uma parede de loja e pintei com tinta dourada bem aguada.
Tantos anos depois, a proprietária comenta que as clientes ainda perguntam como foi feita.
Eu adoro esse acabamento!
beijos

Lúcia disse...

Oi Vernica,mto lindo o seu blog,Parabééénnnsss!!!Fiz a bolsa romantica pra mim, apanhei um pouco,pois foi a primeira vez que fiz uma bolsa, mas ficou bonita.Já enviei um email pra vc e postei em alguns comentários,que gostaria de fazer a bolsa com bolso interno e externo,com broche de uma flor removível.Será que vc pode me enviar o passo a passo? Tenho várias calças jeans velhas...
Obrigada!!!! ;-)
Lúcia

Lúcia disse...

Oi Veronica, enviei um email pra vc e gostaria de sabre se vc pode me enviar o passo a passo da bolsa com bolso interno e externo, com um broche de uma flor removível.
Agradeço desde já...bjs
Lúcia

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

Olá querida Veronica ficou muito bom, eu também dei uma arrumada aqui no meu atelier, trabalhar com tudo bonitinho é bem melhor bjs querida lindo fim de semana Leila

Creando con graciela disse...

Hola Veronica, visito por primera vez tu espacio y me parecio maravilloso, desde hoy te sigo porque tus manualidades me invitarón que sea una amiga más en tu larga lista de seguidoras tan creadoras como vos.
TE FELICITO porque encontre en tu rinconcito tantos bellos trabajos que no hay desperdicios, todos estan creados con buen gusto, mucho amor y una creatividad sin limites, muy modernos y cada proyecto tiene su punto especial de atención.
Que la vida y Díos te sigan conservando esas bellas manos y esa mente creadora que te hace ganadora en lo tuyo.
Desde SALTA, ARGENTINA un abrazo, hasta prontito GRACIELA

Maria Luiza Pereira disse...

Oi Verônica!!
Vim agradecer sua visita!!
E obrigada pelos elogios!!
Sua estante ficou original!!
Parabéns!!
bj

Fê Dutra disse...

Veronica adorei essa ideia. Já tive uma estante assim, e sei o quanto elas são sem graça.
Essa sua arte trouxe personalidade pra estante. Parabéns!

bedroom paint ideas disse...

Hello
Veronica Arteira
I agree with much of what's written right here and I'll be coming back to this website again.

casa de fifia disse...

querida obrigado.
adorei teu cantinho também.
eu também adoro o faça você mesmo.
sua estante ficou chicona com esse vestido novo
uma semana doce para você

bacione

Lu Colossi disse...

Oi Verônica, adorei sua visita e tudo aqui no blog. Sou apaxonada por artesato mas não tenho o dom.
Já vou te seguir.
Beijus bunita.
luindica.blogspot.com.br

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

Oi Veronica, e ai tudo bem passei pra te desejar linda semana bjs Leila