domingo, 22 de janeiro de 2012

Visitinhas encantadoras e receitinhas para o lanche


Não tenho netos ainda, mas curto muito os netos das minhas amigas e a garotada faz a maior farra comigo e com a Arteira, minha gatinha lindaaaa. Na sexta , quatro criaturinhas adoráveis  vieram lanchar aqui e foi uma festa! Brincaram com os nossos bichos, correram pelo quintal e exploraram o ateliê - são capazes de dar nova função a peças que fiz, que eu nem havia imaginado. Sempre que eles vêm é uma tarde de muita alegria. E para o lanchinho deles, fiz  Bolo Fomigueiro e Pastinhas de ovo e de salsicha. Dividos as receitas com vocês:

BOLO FORMIGUEIRO
1 tablete e meio de margarina (ou 150g)
2 copos de açúcar
4 gemas
1 copo de leite
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 pacote de chocolate granulado
1 pacote de coco ralado (pequeno)
Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas  com o açúcar e a margarina até ficar um creme leve. Coloque a farinha e o leite , alternando e batendo bem. Junte depois o coco, o chocolate e por último o fermento. Acrescente as claras em neve delicadamente. Leve a assar.
Cubra com um brigadeiro mole (mesma receita de brigadeiro comum, sem deixar engrossar demais). Por cima, salpique chocolate granulado.

PASTA DE OVO
2 ovos cozidos bem amassadinhos. Coloque 1 colher de sopa de catchup, 1 de mostarda, uma pitada de pimenta do reino, azeitonas bem picadinhas e uma pitadinha de sal ou fondor. Acrescente maionese a gosto (Uso quase um vidrinho de 250g).  Leve a gelar.

PASTA DE SALSICHA
1 latinha de salsicha bem amassadinha.  Coloque 1 colher de sopa de catchup e  1 de mostarda. Acrescente maionese a gosto (Uso quase um vidrinho de 250g).  Leve a gelar. Essa pastinha pode ser batida no liquidificador, mas eu prefiro amassadinha com os pedacinhos de salsicha aparecendo.

Agora...as fotos.... não deu tempo de tirá-las...fica para a próxima!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Chá de sumiço e Bolinha de queijo

Faz muito tempo que não venho aqui papear um pouco. Mesmo assim, é com alegria que constato que continuo  recebendo visitas , comentários, emails e atraio mais seguidores. Pois é, cheguei aos 500!!! Ando em falta com essas pessoas queridas, preciso fazer-lhes uma visitinha e agradecer e retribuir  o carinho que recebo. Muitas coisas me impediram de postar aqui. A lista é grande e nem vale a pena relembrar, mas estamos iniciando um novo ano e quero voltar ao meu ritmo normal pra poder dialogar com amigos tão queridos. E para começar bem o ano, deixo para vocês experimentarem essa Bolinha de queijo, que é fácil, rápida, barata e deliciosa.

BOLINHA DE QUEIJO
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de maizena
1/2 xícara de queijo parmesão
3 xícaras de queijo meia cura ralado.
Misturar tudo, enrolar e fritar.

Obs. Eu uso as sobras de queijo, aproveito tudo. Só não se deve colocar queijo cremoso, pois ela desmancha.