quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Post reeditado-agora são 3 anos! - 1 ano de casados!!! "Bodas de Papel"

Escrevi este post em Outubro de 2008. Reeditei-o hoje porque, ontem, 13 de outubro de 2010, meus filhos, Rafa e Mari, fizeram 3 anos de casados e eu não poderia deixar de deixar novos parabéns aqui. Abençoo-os novamente e peço sempre a Deus que os ilumnine cada dia mais.

Na época dos preparativos do casamento do meu caçula, minha norinha e eu trocamos muitos emails com os detalhes da cerimônia, pois estávamos em cidades diferentes. Entre eles, veio o texto da Martha Medeiros, que não foi usado, mas que achamos perfeito. E casamento é isso, nada de promessas que não se possa cumprir, mas promessas reais, práticas, que visem a paz e a alegria dentro de casa e o cultivo do amor dentro do coração de cada um. Prestar atenção nas pequenas coisas, ponderar, ser paciente, olhar , às vezes, com o olhar do outro, porque o nosso sempre está comprometido. Conviver, "viver juntos", implica em problemas de adaptação ao modo de vida de cada um, o que é normal, mas, principalmente, em respeitar a liberdade de cada um. Não invadir espaços, sejam quais forem. Isso requer jogo de cintura, mas traz um amadurecimento incrível. E, à medida que vivenciamos tudo isso, vamos nos percebendo mais fortes e mais unidos. E hoje, passado um ano da cerimônia mais linda que eu já pude presenciar (depois do meu casamento há 33 anos, claro...rs), exponho aqui a página que encerra o álbum de solteiro que fiz para o meu filho e divido o texto com outras pessoas que não o conhecem ainda.

PROMESSAS MATRIMONIAIS


TExto recebido como de Martha Medeiros, mas há quem afirme ser de Mário Quintana, mas eu não pesquisei ainda.


Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre: "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?" Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:


- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?


- Promete saber ser amiga e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?


- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?


- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?


- Promete se deixar conhecer?


- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?


- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?


- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?


- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?


- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.
Parabéns a ele, que saiu de mim e a ela, que recebi de presente pelos laços do matrimônio com ele. Cuidem desse sentimento tão especial que vocês têm, e que anda tão raro hoje em dia.

OBS: Esta página de scrapbooking foi feita num crop na casa da Thati Penna, scrapper de Niterói-RJ.

6 comentários:

Anônimo disse...

Também acho simplista os sermões feitos por padres e pastores nos casamentos atuais...
O texto que sugeres é belíssimo.
Que tal dar o devido crédito ao autor do texto Promessas Matrimoniais - Mário Quintana?

PAULINHA SALES disse...

Olá Veronica, tudo bem???

Blogueando pela net encontrei seu blog... Simplesmente AMEI... Já estou te seguindo... Confira o meu blog - http://www.flordechitadeamargosa.blogspot.com e veja os meus trabalhos... Aguardo sua visitinha...

Beijinhos carinhosos...

Paulinha Sales.

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

Oi querida passei pra deixar um abraço e um beijinho com carinho Leila

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

Oi amiga tem um selinho nos mimos das bonecas seu nme está lá bjs Leila

Lililooks disse...

Oi que coisa masi linda de blog e de máe adorei senti uma saudade da minha,bom me chamo Lili e vim conhecer teu blog fofo atravez do blgo da Leila da bonecas de pano de ipiabas linda e querida Leila, adorei teu cantinho e te deixo mil bjos virtuais, estou te seguindo, adorei tuas attes e quero te adotar como uma tia arteira,rsd! mil bjinhos ótimo feriado.

Ly Mello disse...

Que coisa mais linda essa foto!
Que Deus continue abençoando essa união e multiplicando esses 3 anos, fazendo com que seja uma vida à dois muito feliz!

beijocas.