quinta-feira, 31 de julho de 2008

Flor de origami - Fabric origami flower

Fiz a minha primeira flor de origami no tecido. Adorei!!! Vou poder usá-la de formas variadas. Encontrei a explicação neste site .

Bolsa em patch

Há uns anos, quando dei aula de artesanato na Estácio de Ipanema, uma das minhas alunas , Neide, me deu a idéia desta bolsa e eu demorei séculos para fazê-la. Adorei. Não sei onde anda a Neide, mas agradeço, mesmo assim.


No detalhe, os retalhos em patch.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Bolsa em rag quilt - recycled jeans

Gostei da experiência com o rag quilt. Eis o resultado: uma simpática bolsinha de mão em jeans reciclado e retalhos de flanela.


O avesso também fica legal:

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Almofada em fuxico


A frente é toda aplicada com fuxicos.

Recicle, renove, reuse....

Bolsa de mão feita em jeans reciclado e forrada com retalhos.


Dúvida cruel: Qual enfeite colocar, tulipas ou flor repolhuda? Pap das tulipas aqui: Blog da Lea.Ecobag com flor aplicada em patchwork e enfeite com flor de fuxico.

Bate, coração.

Estava ouvindo "Tavimatutu" de Vander Lee e adorei essa frase:

"Eu que não sou fi de passarim, de vento nem de avião
Não posso viver assim sem tirar os pés do chão
Deixando escorrer de mim tudo que for emoção
Se eu não posso bater asas que bata meu coracão"


Dando asas à imaginação

Música e arte. Quer coisa melhor? Trancada no ateliê, ouvindo boa música, a imaginação voa e a criatividade aflora.... Estou indo devagar e cada dia fazendo algo diferente. Sem compromisso com nada que não seja a vontade de criar com meus retalhos. E, cada música que ouço, me faz "viajar"...
Eis uma que adoro:

O Que Eu Também Não Entendo - Jota Quest
Composição: Fernanda Mello e Rogério Flausino

Essa não é mais uma carta de amor
São pensamentos soltos
Traduzidos em palavras
Prá que você possa entender
O que eu também não entendo...

Amar não é ter que ter
Sempre certeza
É aceitar que ninguém
É perfeito prá ninguém
É poder ser você mesmo
E não precisar fingir
É tentar esquecer
E não conseguir fugir, fugir...

Já pensei em te largar
Já olhei tantas vezes pro lado
Mas quando penso em alguém
É por você que fecho os olhos
Sei que nunca fui perfeito
Mas com você eu posso ser
Até eu mesmo
Que você vai entender...

Posso brincar de descobrir
Desenho em nuvens
Posso contar meus pesadelos
E até minhas coisas fúteis
Posso tirar a tua roupa
Posso fazer o que eu quiser
Posso perder o juízo
Mas com você
Eu tô tranquilo, tranquilo...

Agora o que vamos fazer
Eu também não sei
Afinal, será que amar
É mesmo tudo?
Se isso não é amor
O que mais pode ser?
Tô aprendendo também...

Já pensei em te largar
Já olhei tantas vezes pro lado
Mas quando penso em alguém
É por você que fecho os olhos
Sei que nunca fui perfeito
Mas com você eu posso ser
Até eu mesmo
Que você vai entender...

Posso brincar de descobrir
Desenho em nuvens
Posso contar meus pesadelos
E até minhas coisas fúteis
Posso tirar a tua roupa
Posso fazer o que eu quiser
Posso perder o juízo
Mas com você
Eu tô tranquilo, tranquilo...

Agora o que vamos fazer?
Eu também não sei!
Afinal, será que amar
É mesmo tudo?
Se isso não é amor
O que mais pode ser?
Estou aprendendo também...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Premiação merecida


Na quinta, dia 17, quando a Academia Brasileira de Letras completou 111 anos, aconteceu a cerimônia de entrega dos seguintes prêmios:
Prêmios ABL 2008
1) PRÊMIO MACHADO DE ASSIS (CONJUNTO DE OBRA)
Autran Dourado
2) PRÊMIO ABL DE POESIA
Izacyl Guimarães Ferreira ─ “Discurso Urbano”
3) PRÊMIO ABL DE FICÇÃO, ROMANCE, TEATRO E CONTO
José Alcides Pinto ─ “Tempo dos Mortos”
4) PRÊMIO ABL DE ENSAIO, CRÍTICA E HISTÓRIA LITERÁRIA
Laurentino Gomes ─ “1808”
5) PRÊMIO ABL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Daniel Munduruku ─ “O Olho Bom do Menino”
6) PRÊMIO ABL DE TRADUÇÃO
Agenor Soares dos Santos
Leonardo Fróes
7) PRÊMIO ABL DE CINEMA
Jurandir de Oliveira ─ pelo roteiro adaptado do filme “O Quinze”
8) PRÊMIO FRANCISCO ALVES (PARA AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA)
Paulo Nathanael Pereira de Souza
Carlos Eduardo Falcão Uchôa

Claro que eu não poderia perder o convite do meu querido Professor Uchôa, premiado na área de Língua Portuguesa, e deixar de assistir a tão merecida premiação. Ele é um exemplo de professor, de lingüista, de ser humano. Em suas aulas aprendemos uma nova visão da didática do ensino, uma nova forma de valorizar o aluno e a nossa profissão. Suas aulas são pura reflexão sobre a língua portuguesa e a arte de ensiná-la.
Minha admiração por ele começou nos bancos da pós na UFF, nas palavras e elogios da Professora Therezinha Bittencourt, sua ex-aluna e fã ardorosa.
E na ABL estavam ,também, meus outros professores queridos: Profa. Nilda , Profa. Terezinha, Prof. Cavaliere, Prof. Walmírio, Prof. Bechara e Prof. Rosalvo. Foi bom demais reencontrá-los. Percebi que preciso retornar à minha vida acadêmica, esse convívio me faz muito bem. Ah, e partilhar toda a alegria da festa com as meninas foi muito bom. Agradeço demais à Eliane, que conseguiu me encontrar a tempo, à Janice e a Lúcia que deram um jeitinho de me dar carona e à Eliane, amiga da Lúcia, que nos levou.
Escrevi na comunidade "Adoramos o Prof. Uchôa", no orkut:
"Posso dizer que faço parte de um seleto time de privilegiados que pôde ter um professor como esse. O seu amor à lingua portuguesa, aos alunos, à sala de aula, à forma de transmitir conhecimento me cativaram e me fizeram ler mais, pensar mais, ponderar mais, agir mais. E, principalmente, perceber que devemos sempre estar atualizados com o que se publica sobre a língua para que saibamos que caminho percorrer para transformar o ensino da língua num ato de amor. Ele é o meu professor queridoooooooooo."


Dia 27 de agosto ele lança mais um livro, mais um instrumento de enorme ajuda para os estudiosos da Língua Portuguesa. Estarei lá e registrarei aqui.

Novo visitante

Maridão disse que o visitante faz parte da família, é um jacu. Parênteses: na minha cidade natal, jacu é aquela criatura desengonçada, caipira, meio sem noção...
Domingo cedo, abri a janela do quarto e lá estava ele em cima do telhado. Pensei: o pato da vizinha fugiu. Fui buscar a máquina, demorei porque q bateria estava carregando e quando voltei, ele já estava no abacateiro. Aí refleti.... pato voa?????????????????????????????????
Na dúvida, fui lá fotografar, antes que a gata branca desse cabo dele, porque estava enchouriçada, o rabo devia ter um metro de largura.... Mas eu ainda não sabia que bicho era aquele: galinha voadora????? pato diferente???? pássaro imenso???? Esperei o meu expert chegar, descrevi as características do bicho e ele falou: é seu parente, um jacu.... Fazer o quê, né? rs Ele veio ver a família...rs
Perdi fotos ótimas, pq ele fez a festa no quintal, voando de uma árovre para outra. Agora, só carrego a máquina tarde da noite, para não perder essas maravilhas. O que consegui, registrei aqui:

quarta-feira, 16 de julho de 2008

terça-feira, 15 de julho de 2008

Alguns trabalhos de Scrap

Mini-álbum com dobradura

Álbum-estrela

Álbum-estrela, pode ser usado aberto na mesa ou pendurado.

Mini-álbum fechado

O mesmo álbum aberto

Álbum na caixa. Ele se abre como um leque quando tiramos a tampa

Scrapbooking

Scrap é uma paixão recente, porém, avassaladora. Sou louca por fotos e a possibilidade de organizá-las em álbuns coloridos, interessantes, com mil detalhes e com as recordações que estão guardadinhas nas gavetas, me fisgou direitinho. Estou organizando um álbum para cada um dos filhos. Bem, até já os entreguei num momento muito siginificativo para nós - o casamento do caçula e os trinta anos do mais velho , mas peguei de volta para completar. Estou também montando a minha história com o maridão: 35 anos juntos! Fiz aulas com a Carol, aulas online no Scrapdiary, tenho pesquisado muito, entrei em comunidades de scrap, me encho de revistas e vou me aperfeiçoando. Ainda sou extremamente tímida quando estou com feras do scrap, como aconteceu num crop na casa da Thati Penna. Acabei nem aproveitando a companhia delas, não consegui me soltar de jeito nenhum. Acho até que deixei uma péssima impressão. Mas, como o tempo corrige tudo, ainda terei oportunidade de mudar isso.
Agora, vou iniciar meu curso de Scrapbooking básico onde moro, porque já estou em condições de passar o que aprendi e estou munida das ferramentas e materiais necessários para não fazer feio perante minhas alunas. Como trabalhei por mais de 20 anos com decoração para quartos de bebê, com trabalhos em matelassé, quero mesclar tudo que sei sobre tecido e papel. E ainda tem a decoupagem, que fica fantástica quando é feita com materiais para scrap. Enfim, tudo está interligado e é um mundo novo de opções incríveis para realizar trabalhos muito legais.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Bichos de pano - meus gatinhos fofos.

Aí estão :

Xipu, Princesa e Guma.



Xipu e Princesa


Cachecol

Qdo iniciei o blog, comentei sobre aprender um cachecol fácil para ensinar à minha nora. Pois é, aprendi vários. Ensinei também. Troquei receitas em balcão de loja, na praça de alimentação na Mega Artesanal, na casa da minha amiga prendada, Cleusa. E vasculhei a net pra ver novidades.
Conclusão, já tem 3 prontos. Dois eu levei de presente pra nora aguentar o frio de SP e um ainda está aqui. Já tem mais dois iniciados: um pra presentear a outra nora, e o outro ainda não tem destino certo.

Esse é o cachecol enroladinho, feito em crochê:



Este foi feito com a lã Colorato, da Linea Italia, num ponto aberto. Vai do cinza ao azul:



Este é o cachecol que desmancha. Achei o máximo fazê-lo e melhor ainda desmanchá-lo. A foto mostra uma parte ainda sem desmanchar para que se veja como é interessante:

Bolsas recicladas de jeans - recycled jeans



Produzindo....

A semana passada foi uma semana produtiva! Nasceram a Bastiana, o Guma, o Xipu e a Princesa. Logo que conseguir posto as imagens deles. Já tentei , mas só dá erro.
Ah, e estou realmente empenhada em atender aos 3 R. Nesta semana reciclei velhos jeans, transformando-os em bolsas. Estou ainda brincando com os tecidos, os enfeites. Daqui a pouco a produção começa pra valer. Estou procurando o meu lugar, prestando atenção à minha intuição, recuperando minha criatividade. E estou gostando do resultado.

domingo, 13 de julho de 2008

ORAÇÃO DA MANHÃ

Minha mãe recebia um folheto com orações para o mês e nele vinha sempre a oração abaixo. Há tempos não a fazia e hoje recebi de uma amiga no orkut. Claro que custei a me lembrar de onde conhecia a oração; fiquei repetindo as palavras baixinho e fui me lembrando aos poucos. E constatei que Deus nos fala de várias formas, se estamos abertos a ouvi-Lo. Ei-la:

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te a paz, a sabedoria e a força.
Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor; ser paciente e compreensivo, manso e prudente.
Quero ver os meus irmãos além das aparências, quero vê-los como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bençãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos aqueles que se chegarem a mim sintam a Tua presença.
Reveste-me da Tua beleza, Senhor, e que, no decurso deste dia, eu Te revele a todos.
Amém.

A oração, para mim, é um momento de pausa, de reflexão. Sei que , muitas vezes, rezo maquinalmente, mas quando estou precisando entender o mundo de uma forma melhor, eu dou essa parada. E rezo e peço. E sei que sou atendida. Nem sempre da forma como queria, mas acho que da forma que é melhor para mim.

Que esta semama seja coroada de bençãos!

terça-feira, 8 de julho de 2008

TRISTEZA

Estou aqui cantarolando a música de Heitor dos Prazeres, cantada pela Beth Carvalho:

Tristeza, por favor vá embora
Minha alma que chora está vendo o meu fim
Tristeza, por favor vá embora
Minha alma que chora está vendo o meu fim

Fez do meu coração a sua moradia
Já é demais o meu penar
Quero voltar àquela vida de alegria
Quero de novo cantar

E vou cantar, com certeza, pq a vida é uma sucessão de momentos alegres e momentos tristes. E tudo passa....

quarta-feira, 2 de julho de 2008

O SOM DO CORAÇÃO

Para quem quiser se deliciar com a música do filme"O som do coração".
 Jonathan Rhys Meyers - This Time

Mega artesanal 2008

Nem acredito que vou!!! Meu marido percebeu que estou doidinha pra ir à essa feira. Ela vai ser fantástica, tenho certeza. Estou contando os minutos...
Depois coloco aqui o que vi de interessante.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Pronto socorro de blogueiros novatos

Cheia de dúvidas , fui procurar ajuda e encontrei vários blogs. Entrei neste BlogBlogs , cadastrei-me e estou aprendendo a mexer por aqui.. Ainda vou navegar por outros também e quando encontrar ajuda com uma linguagem fácil, menciono aqui.

Boneca-mochila