segunda-feira, 29 de junho de 2009

Patchwork - Log Cabin e seu significado

Eu costumo postar as imagens e esqueço de colocar o nome do estilo, a técnica na qual o patchwork foi feito. A colcha de patch que ainda não terminei foi toda confeccionada em log cabin, que adoro pela facilidade em montar e versatilidade de efeitos que podemos criar com os blocos.
A Bebel Arteira , do flickr, comentou sobre meu trabalho e colocou o nome do bloco. Senti-me na obrigação de explicar o porquê do nome, que acho bastante interessante. Recorri ao site http://www.pat.patches.nom.br e transcrevo aqui. Visitem o site, é bárbaro, tem o bloco do mês, mostra as variedades de montagem e ainda nos dá esta explicação maravilhosa:

"Muito mais que um bloco, o Log Cabin ou “cabana de toras”, é também um estilo.
É um dos mais tradicionais do patchwork, e sua composição estruturada produz uma harmonia nas cores, devidamente utilizada.
Existe uma “lenda” em torno do nome “Log Cabin” ou Cabana de Toras. Diz a lenda, que este bloco representa as cabanas dos colonos americanos. As cabanas eram feitas de toras de madeira. No bloco, o quadrado central representa a lareira acesa, fogo ou lamparina que aquecia e iluminava o interior das cabanas, por isso, a tradição de usar como centro do bloco a cor vermelha, laranja ou amarela. Ao redor do quadrado central, são colocadas tiras. De um lado uma composição de tiras claras e, de outro lado, uma composição de tiras escuras. As tiras representam as toras. No lado claro, as toras iluminadas pela luz que entra na cabana, no lado escuro a sombra projetada pela cabana.
Historicamente, não há uma data específica para o surgimento deste bloco, mas sabe-se que ele começou a ser mais freqüentemente utilizado no período da Guerra Civil Americana, nos anos de 1800. Ele engloba a lista dos chamados blocos ou quilts abolicionistas, juntamente com outros blocos como o "Birds in the Air", "Jacob's Ladder" e "Evening Star" etc. O Log Cabin começou a se popularizar, após a morte de Abrahão Lincoln, que lutou contra a escravidão e foi o maior precursor da tão falada liberdade americana. Conta a lenda, que neste período de guerra, uma casa que tinha uma colcha de Log Cabin na janela, cujo centro do bloco era negro, era uma casa segura para os escravos fugitivos, ou seja, representava a casa de um abolicionista. Nos mostra a história, que os quilts feitos, pelas mulheres do norte dos Estados Unidos, neste período, continham inscrições sobre os males da escravidão.
Misturam-se lendas e fatos reais, mas o certo é que ambos foram contados de geração a geração, e que nos dão maior motivação para admirar e querer aprender sobre essa arte que é o patchwork, que acima de tudo, não engloba apenas a beleza de um trabalho manual, é também participante ativo na história de um povo
.
" Mais detalhes aqui. Confiram

Legal, né?

3 comentários:

Sandra Cabral disse...

Olá Veronica, adorei seu blog, seus trabalhos são lindos, estou apaixonada por suas bolsas. Gostei muito de receber sua visita e eu com certeza estarei sempre aqui, espero poder trocar muitas ideias.
Beijos

Veronica Arteira disse...

Oi, Sandra, obrigada pela visita. Adorei conhecer seu blog tb.Bjssss

dollystar disse...

Veronica, cheguei, vi, gostei e fiquei...amei tuas artes, o capricho em cada peça, parabéns!
Dolly