sábado, 28 de março de 2009

Hábitos saudáveis - 20 Conselhos de Harvard

Li num post de uma comunidade no orkut, a qual pertenço, esta lista bastante interessante. Perguntei à Ciça, que a escreveu lá, se poderia postar aqui e ela não se importou. Aí fui pesquisar na net pra ver se encontrava a fonte original e achei inúmeros blogs e sites com o assunto, mas nada com referências da fonte. Bem, como os conselhos são bastante interessantes, vou postar assim mesmo.

20 CONSELHOS de HARVARD

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:
1. Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2. Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3. Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4. Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5. Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6. O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
7. Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8. Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
9. Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10. Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.
11. Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12. Rir. Uma boa gargalhada é um mini-workout, um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13. Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
14. Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15. Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16. Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.
17. Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.
18. Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.
19. Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20. E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
- Comer chocolate: duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- Pensar positivamente: pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.
- Ser sociável: pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
- Conhecer a si mesmo: os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o "ser" sobre o "ter" têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.
Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...
É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca: "Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável!"

terça-feira, 24 de março de 2009

Aprendi mais uma coisa hoje...

Adoro aprender, tenho mesmo ânsia de aprender. Aprender de tudo, coisas grandes e pequenas , úteis e inúteis. Acho que tudo, um dia, tem sua serventia (palavra mais antiga, credo...rs. De vez em quando me ouvem gritar de alegria aqui em casa: aprendi mais uma coisa hoje! E eu vibro pra caramba. Pois bem, estava aqui pensando em mudar o meu perfil no blog e comecei a ler a página do perfil. Há um item , interesses, que sempre me chamou a atenção por estar linkado a alguma coisa que me intrigava, mas nunca tive curiosidade de olhar. Hoje resolvi clicar em cima de um dos meus interesses e abriu-se uma lista de pessoas que têm a mesma palavra escrita no perfil. Cliquei em boa conversa , e o que apareceu de blogueiros que tem, entre seus interesses, boa conversa, foi curioso. Fui clicando nos outros e foi uma supresa atrás de outra. Achei muito legal poder procurar por interesses afins. Esse mundinho virtual é demaisssssssssss....
Taí, vivendo e aprendendo, não é o máximo?????

sexta-feira, 20 de março de 2009

Loucas por bolsa

No blog Jiló com Miolo, formado por pessoas incríveis que conheci no orkut há tempos, as meninas estão expondo a intimidade de suas bolsas em fotos interessantes sobre o que cada uma carrega dentro delas. Lendo lá, lembrei-me de um email que recebi da revista Manequim deste mês,sobre um concurso cultural "Loucas por bolsa" , cujos detalhes podem ser lidos aqui. Quem gosta de escrever, pode se aventurar a participar, pois o prêmio é uma bolsa da linha Anna Hickmann Essential, da Cordez. Lembrando, sempre, que bolsa nunca é demais, aconselho que confiram a promoção, que termina dia 07/04. Eu já estou escrevendo meu texto, depois posto aqui.

3a. Rio Artes Manuais

Fui conhecer a feira que a Caçula promove no Rio. Local de fácil localização, cheguei lá rapidinho, saindo de Niterói. A feira , na realidade, promove os produtos das empresas parceiras da loja Caçula, em cujos stands foram realizadas várias oficinas gratuitas. O que entristece é que os próprios artesãos que querem aprender diversas técnicas, trapaceiam nas filas para receber a senha das oficinas. Em uma delas, que distribuiria 16 senhas, eu era a décima sexta (perdi tempo contando). Perguntei à responsável pelo stand como seria distribuída e ela afirmou que era obedecendo a fila. Só que, na cara dela, um monte de gente foi se agredando às que já estavam lá, eram amigos que chegaram e se juntaram aos outros. De repente, eu já era pra lá de vigésima. Então uma pessoa foi reclamar, educadamente, com a tal responsável e ela foi terrivelmente grosseira, respondendo que estava ali de graça, apenas fazendo um favor, que estava se aborrecendo à toa e que não tinha nada com isso se a fila estava daquele jeito. Resolvi desistir da oficina porque não valeria a pena me juntar a pessoas desse tipo, que faltam com o respeito com os outros, gratuitamente. Acho que pedir a alguém que fique na fila para você, enquanto vc tenta outra oficina em horário diferente, é totalmente válido. Agora, ficar na fila enquanto os amigos vão pra outro stand e deixá-los entrar na sua frente, desrespeitando os demais que estavam ali, é muita falta de educação. Os organizadores deveriam pensar nisso, porque essa situação é constrangedora e desrespeitosa com os frequentadores, que pagam $10,oo para entrarem lá. Educar esse tipo de gente que já têm essas manhas como prática frequente, não é possível. São adultos. Então, que se pense numa forma melhor de distribuição de senhas.
No mais, não vi novidades, já que estive na Mega Artesanal, em SP, no ano passado e pretendo ir novamente neste ano. Acho que a feira do Rio é válida, porque nem todos podem ir a SP. Por ser seu segundo ano, ainda tem muita coisa para melhorar. E torço por isso. Mas os organizadores têm de ficar atentos e, realmente, desejarem melhorar e transformar essa feira num evento de grande porte, não apenas para o estado do Rio. Se eles quiserem, isso pode ser feito, tenho certeza.

Uma oficina que fiz no stand da SErtic, utilizando as canetas Uniball para colorir na madeira, no lugar da tinta tradicional.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Bolsa infantil Carol- 26/80


Bolsinha infantil confeccionada em tecido anarruga, imitando patchwork, com detalhes de tecido rosa com bolinhas brancas, recebe uma flor de feltro e enfeites de fuxicos nas alças.

Bolsa quadradinha enfeitada com boneca - 25/80

Bolsa em quadradinhos, forrada, com enfeite de bonequinha (esta, feita pela Karla)

A maior parte dos retalhos é de lixo de confecção.

Bolsas quadradinhos - 24/80

Bolsa com retalhos quadradinhos em tons de preto e branco, com detalhes de fuxicos nas alças e broche de flor de fuxico. Forrada com tecido preto de coraçõezinhos brancos.


Bolsa com retalhos em tons de cinza, forrada, com broche de flor de fuxico.



Esta bolsa foi toda confeccionada com retalhos de confecções.

Bolsa Diva 3 - Projeto 22/80

Bolsa Diva feita numa técnica de patchwork ensinada pela Divãnia querida, aqui no Superziper, que consiste em fazer o Nine Patch e descontruir depois. Fácil e com um efeito maravilhoso. Essa Divânia é dezzzzzzzzzzzzz!!!

A maior parte dos retalhos é lixo de confecção.

Bolsa Diva 2 - Projeto 21/80

Bolsa Diva feita em blocos de patchwork com retalhos em tons de amarelo e marron, forrada, com bolso interno e chaveiro de flor de fuxico.



Quase todos os retalhos que usei aqui vieram de lixo de confecção.

Ecobag em jeans - Projeto 20/80

Ecobag feita em jeans reutilizado, com um bloco de patchwork na frente, bolsos laterais e chaveiro. Forrada e com bolso interno.


Parabéns, Princesa

Ontem foi a festa da mais nova princesinha da família. A família continua crescendo e isso é maravilhoso. É uma pena que a gente não possa ter contato com todos eles, como aconteceria se a mamãe ainda estivesse aqui. Ela era o elo da família.
Foi muito bom estar na festa, rever meu irmão, vovô coruja demais, minha cunhada, idem na corujice (comemoraram aniversário da Ana CArolina durante os 11 meses que antecederam 1 aninho!!!), os meninos, que amo tanto. Ver a amizade e o carinho entre eles aqueceu meu coração. A família toda agora vive em volta da pequena princesa, que curtiu a festa numa boa, aguentou o quanto pode, deu uma boa cochilada e depois acordou prontinha para o parabéns. A mamãe dela, Meire, que eu só conhecia por emails trocados, é uma simpatia, característica da família, da qual eu já conhecia alguns menbros, e tive a alegria de revê-los.
Saí de lá feliz. Como é bom estar entre irmãos! É um prazer tão grande... e é tão raro conseguir juntar alguns. Lá éramos 4 (dos 9) irmãos, além de sobrinhos, sobrinhas-netas, cunhadas. Foi um domingo delicioso!!!
Aqui, a princesa, depois de receber os convidados junto com a mãe, descansava para mais uma etapa da festa:

O parabéns:

Ela batia palmas o tempo todo. Que fofura!

Eu e meus sobrinhos maravilhosos:
Os 4 irmãos:

sábado, 14 de março de 2009

" A arte de dizer não"

Esse é o título de um texto do Dr. Alessandro Loiola, que li aqui. O título me chamou atenção pois sei o quanto dói dizer SIM, quando o desejo é dizer NÃO. Mesmo já tendo passado dos 50, ainda não aprendi a dizer NÃO como deveria. E sei o quanto isso me custa, as lágrimas que já derramei, a raiva que já senti, a sensação horrível de impotência quando não havia outra alternativa. Estou aprendendo a mudar isso e sei que , um dia, vou conseguir. Só espero não ficar com a consciência pesada ao satisfazer a mim em detrimento de outro. Porque há esse risco. Mas vai valer a pena, pois, como cita o médico, "dizer NÃO é essencial", e complementa:
" o problema é que não recebemos treinamento específico para isso. As empresas, as universidades, os cursos pré-nupciais, em toda parte onde se ensina a fazer alguma coisa, ninguém ensina como NÃO fazer. Contudo, existem ocasiões em que você simplesmente já tem tarefas demais, e ser capaz de dizer NÃO pode ser a única forma de manter a sanidade física e mental."
Vale ler o texto na íntegra.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Trevo de quatro folhas

Meu marido foi presenteado pela Angélica, que está conosco há quase 10 anos, com uma mudinha de trevo de quatro folhas. Reza a lenda que o trevo de quatro folhas é um poderoso amuleto, e cada uma de suas folhas tem um significado: sorte, fé, amor e esperança. Que ele traga tudo isso pra nós e também pra ela,que deu esse presente tão significativo.

"O Trevo é uma planta herbácea cujas folhas são dotadas de três folíolos (folhas), e que crescem espontaneamente nas terras das regiões temperadas. Raramente é encontrado um Trevo de 4 folhas e, quando isto acontece, é interpretado como sinal de boa sorte. Por incrível que possa parecer, possuir um Trevo de 4 folhas traz sorte, possibilitando-se alcançar a realização de suas aspirações e desejos. Entretanto, para que o Trevo de 4 Folhas lhes dê sorte, o mesmo deve ser recebido de alguém e repassado para mais três pessoas." (texto extraído deste site)

Complementando a informação, copio o texto do Jardim de Flores

"Diz a lenda, que a raridade de um trevo-de-quatro-folhas o transformou em um poderoso amuleto. Os antigos magos druidas, que habitavam a Inglaterra por volta do ano 300 a.C., acreditavam que quem possuísse um desses trevos poderia absorver os poderes da floresta e a sorte dos deuses - com isso, também adquiria o dom da Prosperidade. Ainda segundo a lenda, para que se tenha sorte com o trevo-de-quatro-folhas, é preciso ganhá-lo de presente e depois presentear três pessoas.

O trevo de 4 Folhas é o símbolo mais tradicional de boa sorte. Quando se ganha um trevo de quatro folhas, diz a tradição, a pessoa recebe votos de prosperidade, saúde e fortuna. Ainda segundo as tradições, a cada trevo que se colhe, brotam seis novos, multiplicando a sorte para todos.

Existem muitas curiosidades a respeito desta planta. Uma delas descreve que cada folha do trevo tem um significado: ESPERANÇA - FÉ - AMOR - SORTE. O número de folhas - quatro - representa um ciclo competo, como as 4 estações, as 4 fases da lua ou os 4 elementos da natureza: Ar, Fogo, Terra e Água.

Podemos fazer um belo amuleto com o trevo-de-quatro-folhas: basta colher a folha, cortar bem rente à haste e colocar dentro de um livro grosso para secar bem retinha. Depois é só plastificar ou colocar num saquinho plástico e carregar dentro da carteira ou da bolsa."


Depois dessas leituras, vamos cuidar bem da nossa plantinha, dividir com mais 3 pessoas assim que pudermos tirar mudinhas dela e acreditar que bons fluidos virão complementar nossa vidinha tão especial.

Aqui está o nosso TREVO DE QUATRO FOLHAS. Tenho certeza de que a foto dele já começará trazer boa sorte para os que aqui vierem.

Julieta Venegas e Marisa Monte - Ilusion

Ouvi essa música no carro do meu filho e, imediatamente, me apaixonei por essa cantora mexicana, , pela sua voz doce . Vale conferir o cd todo.
Aqui, uma amostra no you tube:
Ilusion

quinta-feira, 12 de março de 2009

Para Isa


Menina linda, vc imagina a minha agonia por não poder estar aí por perto pra nós duas fazermos bastante bagunça neste lugar tão quieto, né? Imagina, levaria algumas telinhas, pincéis, tintas e íamos pintar o sete,literalmente....rs... OU então, uns paninhos para fazermos umas florzinhas de fuxico, que tal? Bem, já que não posso ir, fico aqui bagunçando com sua foto, aprendendo coisas novas e fazendo graça pra vc. Espero que goste e que dê aquele risinho lindo quando olhar aqui.



Gostou???

Ah, o Tony disse que fez uma promessa pra vc cumprir: ficar 6 meses sem sorvete....rs

Brincadeirinhaaaaaaaaaaaaa.....

Adoramos vc e queremos que se recupere logo, e cuide-se direitinho para poder voltar rápido à vidinha normal, ok?

Fuxicando em Natal/RN

Nas minhas andanças para ver artesanato em Natal, o que mais me deixou encantada foi o rebaixamento ddo teto da entrada do Centro de Turismo de lá, todo feito em fuxicos. São quadros com uma combinação belíssima de cores. Segundo me informaram, eles foram feitos por uma cooperativa de artesãs. Gostaria de ter conhecido essa cooperativa, tenho certeza de que veria trabalhos lindos. Confiram:









terça-feira, 10 de março de 2009

Reforma ortográfica l

Ando querendo escrever sobre a reforma ortográfica, mas ainda não consegui tempo para "digerir" todas as mudanças e colocá-las aqui. Qualquer hora faço isso e corrijo meus textos baseada nela. Porém, tenho lido ou recebido por email algumas coisinhas sobre a reforma e hoje li no Megazine, de "O Globo", um texto deThiago Cascabulho , aluno de Letras da minha querida UFF e divido com vocês a graça das palavras dele:

O desemprego da Trema
Acabou a tranquilidade da Trema.
Não aparecia com frequência,
Não batia mais ponto na repartição...
Alcaguetaram para a Gramática que,
Sem pensar nas consequências,
Expulsou a Trema da Pontuação.
Até de delinquente chamaram a coitada!
Ela não teve direito de arguir nada...
Depois, tentou concurso para reticências,
Mas não passou por um ponto.
Hoje, anda por aí desmilinguida da vida.
Quer morar na Alemanha, mas o voo para lá é caro.
Aliás, aí está outro fato sem nenhum nexo:
Demitiram da companhia o melhor piloto Circunflexo.

Uma observação: No jornal, o título é "O desemprego do Trema" e no blog, "O desemprego da Trema". Como fico incomodada com esses detalhes, ainda mais depois que conheci a "Crítica Textual", disciplina que trata da autenticidade dos textos, tenho o maior cuidado ao repassar textos alheios. Assim visitei o blog do Thiago e perguntei a ele se a mudança é proposital. Vou aguardar a resposta e coloco aqui.
SE houve erro, retrato, se foi proposital, explico.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Dona de casa, de novo!!!!!!!

Acabo de chegar de umas curtas, porém merecidas, férias em Natal/RN. Ainda estou sentindo os efeitos do azeite de dendê (ah, como sou fraca...), mas trago na pele o dourado do sol do nordeste e no corpo a moleza que a vida boa nos dá. Olho as fotos, seleciono, reclamo do corpo que não é bem como eu queria que fosse, escolho as que vou enviar aos filhos, rio de alguns momentos, aprecio outros, reparo nas nuvens nas asas do avião(claro que fotografei, adoro) e ainda me sinto um pouco em viagem. Sensação boa... Aí, como um furacão no meu paraíso, o marido começa a falar sobre o cardárpio pós-férias, pra eu escolher algo leve, pensar com antecedência, bolar uns pratinhos diferentes... e eu caio do avião quase que literalmente!!! Ai meu Deus, ontem eu estava comendo em bons restaurantes, escolhendo cardápios, sem lembrar sequer de que existia cozinha na minha vida e, agora, quem tem de escolher o cardápio sou eu!!!!
Falei pra ele (de novo) que essa é uma das piores tarefas de uma mulher. Haja imaginação pra pensar em algo diferente todo dia e que, ainda por cima, agrade, faça sucesso. Não dá, lá se vai todo o encanto das fotos.... Já não basta o tal azeite de dendê que me tirou do sério e ainda tenho de pensar em comida?????????? Mãeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, helppppppppppppppp.... Ah, nem adianta gritar, ela não vai me ouvir. E, mesmo se me ouvisse, diria: "Minha filha, seu marido tem razão. Faça uma comidinha bem gostosa pra ele, ele merece!" Bem, como sou uma boa filha e uma esposa maravilhosa (????), resta-me selecionar os legumes que ele trouxe, lavar as frutas e pensar no bendito cardápio. Tem alguma sugestão?????