terça-feira, 28 de junho de 2011

Festival gastronômico no feriado 3 -> Empadinha de ricota

Uma receitinha superrrrrrrrr light para aplacar a consciência depois do festival de chocolate com o Brigadeiro de Nutella e o Brownie da Mari.

Empadinha de Ricota

1/2 kg de ricota
1 xic de chá de leite
2 ovos
150 g de queijo ralado
orégano e queijo para cobrir.


Bata tudo no liquidificador até obter uma massa homogênea. Despeje em forminhas untadas e enfarinhadas . Polvilhe orégano e queijo ralado. Leve a assar.


(Eu tinha queijo provolone aqui e inovei, colocando a metade da massa, provolone ralado e o restante da massa. Por cima, o orégano e o queijo ralado.)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festival Gastronômico no feriado 2 -> Brigadeiro de Nutella

Perdoem-me, meus amores, por não ter a imagem do brigadeiro pronto. É que a vontade de experimentarmos essa delícia era tanta, que fizemos o docinho para comer de colher. Delicioso!!! E rende muito. E foi mais uma receita que minha norinha trouxe para testarmos...

Brigadeiro de Nutella (Mauro Rebelo)


Ingredientes
- Leite condensado: 1 lata
- Doce de leite: 1 lata*
- Chocolate em pó: 3 colheres (sopa)
- Manteiga: 2 colheres (sopa)
- Gema de ovo: 1 unidade
- Sal: 1 pitada
- Nutella® (creme de avelã): 180 gramas
- Nozes: 1/2 xícara (chá) para cobrir o brigadeiro.

Modo de preparo
- Em uma panela, junte todos os ingredientes.
- Misture para ficar homogêneo e leve ao fogo baixo mexendo até dar o ponto de enrolar.
- Distribua as nozes picadas em um prato e vá passando o brigadeiro já enrolado.
- Sirva em forminhas próprias ou em potinhos individuais.


Minhas observações:
                                1-No lugar do  doce de leite, cozinhamos 1 lata de  leite condensado na panela de pressão : coloque a lata na panela de pressão, cubra bem com água, tampe, e quando a panela começar a apitar, conte 45 minutos e desligue. Sá abra a lata depois de fria, porque o doce quente espirra e queima os desavizados.
                                2- Misture tudo muito bem antes de levar ao fogo, isso facilita o cozimento.
                                3- Coma sem arrrependimento! Depois caminhe por umas duas horas ....rs

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festival gastronômico no feriado 1 -> Brownie da Mari

Filhos e norinha em casa conosco, é hora de experimentar receitas gostosas, repetir outras, sair um pouco do habitual. Este brownie é maravilhoso!!! No chá de panela da minha norinha, colocamos esta receita dela nas lembrancinhas, porque valia a pena começar vida nova dividindo coisas boas (Pegamos a receita emprestada, sem ela saber, porque o chá foi surpresa na véspera do casamento. E foi muiiiiiiiiiiiiiiiito bom, muito alegre!) .

Brownie da Mari
Ingredientes:
5 ovos inteiros
1 xícara de açúcar
150 g de farinha de trigo
1 barra de chocolate meio amargo derretido
1 barra de chocolate ao leite derretido
250 g de manteiga
1 colher de chá de essência de baunilha
1 xícara de nozes trituradas (usamos castanha de caju sem sal)
1 colher de café de fermento em pó Royal
1 barra de chocolate branco quebrado em pedaços pequenos
Modo de preparo:
Derreter, em banho maria, o chocolate junto com a manteiga.
Bater os 5 ovos, acrescentar o açúcar, farinha, baunilha e o chocolate derretido com a manteiga.
Misturar nozes / castanha, fermento, chocolate branco quebrado em pedaços pequenos e assar em forno quente, na temperatura  de 180 graus durante 20 min aproximadamente.

Hoje recebemos amigos queridos para o lanche e servimos o brownie com sorvete e calda de chocolate. Bom demaissssssssssssssssssssss!!!

Deliciem-se!

domingo, 19 de junho de 2011

Como eram mesmo os domingos sem internet????

O sol foi se pondo devagar e eu, daqui de onde estou, pude acompanhar a chegada da noite. E me peguei pensando neste mundo virtual tão vasto... Tentei me lembrar do que eu fazia antes da internet. Como eram meus domingos antes dela? Não consigo!!!(risos) Brincadeirinha, lembro muito bem! Naquele tempo o domingo tinha outras alternativas tão especiais que não cabia a internet . Filhos viviam aqui, ainda. Mamãe morava na casa ao lado e a família toda vinha para cá nos fins de semana. ERa uma festa só. Quando a farra não acontecia aqui, acontecia em Barra do Píraí, na casa dos meus sogros. Nos dois momentos, o papo era tão bom, as novidades eram tantas, que havia assunto para aquela conversa compriiiiiiiiida. E já nos despedíamos esperando o próximo encontro. Além disso, sempre recebíamos amigos (nossos ou dos  meninos) para o lanche (eles sabem que Tia Veronica adora uma cozinha quando a casa tá cheia!) e o domingo terminava alegre demais! Mas essa rotina foi sofrendo alterações que não pudemos evitar... e nada mais era como antes... Aí veio a internet...As coisas foram acontecendo de uma forma que nem deu tempo de a gente pensar se nos acostumaríamos ou não a esse novo modo de vida. Quando percebemos, já éramos escravos da internet. Antes, era o bate papo que me punha doida. Fiz amigos demais, ri pra caramba  naquelas salas de mais de 40 anos, aprendi muito. Aí veio o orkut e me absorveu de tal maneira que não podia viver sem papear com aqueles amigos tão queridos  com um papo espetacular, discutindo assuntos super interessantes e instigantes. Depois fui mordida pelo blog. Ahhhhhhh.... que delícia poder falar pra muitas pessoas, ler outras tantas, ver artesanato do mundo inteiro, fazer novas amizades outra vez! E agora vem o facebook e nos permite encontrar amigos de longa data, reencontrar os do tempo do orkut, reunir turmas, reviver momentos super legais. Hum...Não tenho twiter ainda, estou resistindo, mas até quando???? O que tem mais pela frente, meu Deus? Lembro-me de um comercial com o Pelé, há alguns anos, em que ele estava na rua e via  a imagem do filho pelo telefone e nos perguntávamos: Será que isso vai acontecer um dia? Hoje, com celular e internet, a distância não existe mais. Interajo com meus amigos na Bélgica da mesma forma que interajo meus filhos na telinha do skype ou msn. Deu saudade? Pelo computador ou celular, troco umas palavrinhas com eles e já fico um pouquinho satisfeita. Um pouquinho, porque eu gosto mesmo é do tete a tete, do abraço, do som das gargalhadas.... Substituto para isso  não inventaram... Ainda bem!!!!
Uma boa semana para todos!!! Sem friooooooooooooooo.....

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tirinhas de pão árabe - agradinho no dia dos Namorados!!!

REceitinha de José Hugo Celidônio publicada na REvista do Jornal "O Globo", do dia dos Namorados. Acabei de ler e experimentei para o nosso lanchinho na tarde gelada. Fácil, rápida e muito saborosa, vai ser petisco constante aqui, agora.

Tirinhas de pão árabe
2 pães árabes
Alecrim à vontade (ou orégano, por minha conta)
Sal à vontade (usei sal grosso)
Azeite à vontade
Separe as duas partes do pão árabe. Corte em tiras de aproximandamente 2 cm em todo o comprimento.
REtire o alecrim dos galhos e pique um pouco (eu não tinha alecrim, usei orégano )
Pincele as tirinhas de pão árabe dos dois lados, com azeite. Não economize! Polvilhe sal (não exagere!) e alecrim (ou o orégano) por cima.
Leve ao forno pré-aquecido e retire assim que começar a pegar cor. Eles douram muito rápido, fique atento! 
Sirva em copo ou vasilha que possa manter as tiras em pé (usei uma caneca transparente para capuccino).

Adoreiiiiiiiiiiiiii!!!

domingo, 5 de junho de 2011

E o tempo passa... (ou as superstições no casamento)

 Há  mais de 20 anos fiz o quartinho, todo rosinha, de uma bebê linda, com enormes olhos azuis. O tempo passou e ela tornou-se uma bela mulher! Casamento marcado, uma das superstiçoes do casamento era usar algo velho (simboliza o  passado que se deixa para trás para começar uma nova vida com o marido). Vovó Nely, corujíssima, me procurou e me emocionou ao trazer a almofadinha com o monograma bordado, que eu havia confeccionado, na época, para o quartinho da neta Paola.  Ela me pediu para transformar aquela velha almofada na almofada que levaria as alianças na cerimônia. Nem acreditei!!! Ver que algo que fiz há mais de 20 anos foi guardado com muito carinho como símbolo de uma linda infância  e que agora estaria também presente num outro momento significativo da vida dela, me encantou demais. REfiz a capa com organza branca, babado farto e coberta de fuxicos enfeitados com florezinhas de cetim. Do laço pendiam as fitinhas que amarrariam as alianças. E o mais interessante: quem entrou com a almofada foi um menino lindo (assim que conseguir a foto, posto aqui)!!!
Senti-me duplamente feliz. Primeiro, por ver que um trabalho meu (a almofada acima) durou mais de 20 anos, só estragando o babado, que era de renda. Segundo, por elas terem tido o carinho de me escolher novamente para deixar uma marca num outro momento tão significativo nas suas vidas. É gratificante constatar que só uma peça bem feita (e bem cuidada) duraria tanto tempo assim. Obrigada a vocês, Nely, Simone e  Paola, sempre tão queridas, por me proporcionarem essa alegria ímpar!