quarta-feira, 27 de maio de 2009

Kit Retalho - Responsabilidade social


Encontrei na net o trabalho de uma fábrica de camisas, a DUDALINA, do Paraná, denominado KIT RETALHO e entrei em contato com a empresa para saber mais detalhes sobre o Projeto. Eles foram gentilíssimos em me responder e explicar sobre esse trabalho tão útil. Eis o email:

"O projeto Kit de Retalhos foi inspirado na fundadora de nossa empresa, Dona Adelina, que diante dos resíduos (sobra de tecidos) provenientes da produção de camisas, resolveu utilizar estes tecidos na confecção de artigos de Patchwork (retalhos).

Os principais objetivos deste programa são:

- incentivar a formação de grupos de geração de renda e provê-los com material e ideias de produtos para produção e comercialização;

- reverter os resíduos da produção em matéria-prima para a confecção de produtos comercializáveis para grupos de geração de renda.

O envio destes kits é exclusivo e limitado a instituições ou grupos que atendam o objetivo acima citado e que estejam devidamente cadastradas.

Caso você faça parte de alguma instituição envie-nos os dados para o cadastro (CNPJ, endereço completo, telefone, pessoa de contato) e um breve descritivo das atividades realizadas pela instituição."


Há que se louvar trabalhos deste tipo, que realiza duas grandes ações: diminui o lixo reaproveitando o resíduo textil e possibilita a criação de novas peças através do trabalho de pessoas ligadas a alguma instituição, num trabalho de ressocialização e geração de renda.
A minha curiosidade em conhecer o projeto deve-se ao fato de morar numa região com algumas indústrias texteis e perceber que muitos retalhos, que vão para o lixo, poderiam ser reaproveitados nas comunidades para contribuir na geração de renda.

Leia mais aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: