domingo, 3 de maio de 2009

Cuscuz de tapioca (doce)


Todas as vezes que faço essa sobremesa, recebo elogios e pedidos da receita. Já distribuí por aí. Ontem fui almoçar em casa de amigos queridos e queria levar uma sobremesa, e como sei que a Helena gosta dessa, fiz o cuscuz, mas de um modo mais rápido e em menor quantidade. Anotei tudo e aqui está:

Cuscuz de tapioca (doce)

1 xícara de tapioca
6 xícaras de leite
1 lata de leite condensado
1 vidro pequeno de leite de coco
2 pacotes de coco ralado de 50 g (ou 1 de 100)

Coloque numa vasilha 1 xícara de tapioca e misture bem com 2 xícaras de leite frio. Deixe hidratar um pouco e, enquanto isso, esquente 4 xícaras de leite. Junte à mistura, mexendo bem . Deixe descansar por umas duas horas , mas mexa a mistura de vez em quando, porque ela vai engrossando.
Passadas as duas horas, acrescente 1 vidro pequeno de leite de coco,, 1/2 lata de leite condensado e 1 saquinho de coco ralado de 50 g. Misture bem e deixe descansar por mais uma meia hora. Feito isso, leve a mistura ao fogo (baixo) , mexendo sempre para engrossar mais um pouco e dar liga ao doce. Não é necessário ferver. Percebeu que está engrossando, desligue. Se achar que engrossou demais, não se apavore. Coloque mais uma xícara de leite e misture bem. Depois, coloque num pirex, cubra com o restante do leite condensado (vá derramado a lata aos poucos) e coco ralado.
Espere esfriar, cubra e leve à geladeira. Depois, delicie-se. Ha quem goste de colocar mais leite condensado na hora de servir (como na praia, ai que delícia!!!), mas ele já tem um sabor bem gostoso mesmo sem isso.
Pode ser feito também com coco fresco.
Obs: Nas primeiras vezes que fiz, deixei a tapioca de molho de um dia para o outro, na geladeira, e ia mexendo de vez em quando. Há uma sutil diferença na consistência entre as duas formas, mas o sabor é o mesmo, por isso, na pressa, faço como ensinei acima.

5 comentários:

Rosane disse...

Ah, eu quero esse cuscuz também!
Profiteroles, cuscuz, muita conversa fiada, e claro, vamos rir sem parar. Deixa eu falar mais que você?
Beijos,
Rosane.

Veronica Arteira disse...

Meninaaaaaaaaaa.... asssim vou ter de passar a véspera na cozinha!!! Rs... E qto a rir, já estamos treinando, mas não sei se vou deixar vc falar mais do que eu...Vou pensar!!!
Bjsssssssssss

Anônimo disse...

Adorei essa receita fiz e ficou otima meu esposo que não gosta comeu e padiu que e fizesse mais pois ja tinha acabado .Fiz em um dia e tive que fazer no outro tambem.
parabens o da foto ficou igual ao resultado.
beijos .

dinha espertinha disse...

Esse cuscuz é uma delicia .
eu tive que fazer 2 vezes pois acabou rapidinho .
Ja na 2º vez eu coloquei as 4 xicaras de leite e deixei dascançar por 4 horas e acrescentei as 2 xicaras de leite quente e levei oa fogo so para engrossar coloquei coco por cima deixei esfriar .
E pronto ,já acabou pois comerao tudo de novo

dinha espertinha disse...

boa tarde
gostaria ,de saber se vc tem alguma reeita de curau de milho. Pois jafiz varias receitas suas e deram super certo e gostaria de saber se vc tmb tem essa
desde ja te agradeço
beijos