quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mandalas , guirlandas...

Mandala feita com cds reutilizados, enfeitada com rendas, fitas e a imagem de N. Sra. Aparecida. Além de trazer paz interior, estas mandalas trazem muita proteção de N. SRa. Podem ser penduradas em qualquer espaço da casa, até no quarto das crianças.

Nesta o cd roi recoberto com tecido azul, recebeu fuxicos de voil à volta e no centro, a imagem de N. Sra sobre um tapete de feltro com estrelinhas. Dois corações em voil finalizam a mandala.

No verso, coloquei a oração Consagração a N. Sra. Aparecida.

No Natal fiz umas guirlandas reaproveitando cds velhos. Foi um trabalho bem legal, muita gente gostou e vendi bem. Alguém falou que eram mandalas, mas eu fiquei na dúvida. Como agora estou reutilizando outros cds e enfeitando-os para abrigar N. Sra. Aparecida, resolvi ler sobre mandalas para ver se posso referir-me às minhas guirlandas como mandalas. Encontrei um site bem explicativo sobre o assunto e gostei muito do que li:

"Mandala, a palavra quer dizer:

Círculo em sânscrito!O círculo é a forma perfeita. E as mandalas são circunferências, algumas muito simples, outras com motivos primorosamente desenhados.

Dentro delas existe um centro de onde tudo parte ou para onde tudo converge.

O círculo expressa a totalidade do universo e da alma humana.

O centro é o espaço de Deus ou o âmago da psique, que o psicólogo Carl G. Jung chamou Self. Desenhar ou colorir mandalas é uma maneira de trabalhar nosso universo interior de forma criativa.

É uma atividade que ajuda a reunir energias dispersas e melhora a concentração.

A mandala é um reflexo da alma, como um quadro cujas cores são a expressão de um momento. Para os hindus, a mandala é o símbolo da presença divina no centro do mundo.

Por isso, é considerada um yantra, uma imagem que serve como guia para a contemplação e a iluminação.

Essas imagens arquetípicas podem nos ajudar a reunir forças dispersas quando estamos estressadas, esgotadas ou quando queremos entrar em contato com nosso eu interior.

As mandalas exercem seu efeito através da meditação.

Você pode se acostumar a contemplá-las com calma, sem pressa, alguns minutos por dia ou se dedicar a pintar suas formas deixando que a intuição escolha as cores.

As mandalas vão ajudar você a recuperar a harmonia e a se concentrar, a enxergar com mais clareza seus processos interiores e a despertar sua criatividade. "

O artigo cita outras coisas e ensina-nos a pintar uma mandala e descobrir seu significado através das cores que usamos. O assunto está muito bem exposto, vale a pena conferir o artigo na íntegra .

2 comentários:

Arte na Mão disse...

Obrigada pela visita, comentário e tambem por ter a oportunidade de conhecer um blogue, melhor dizendo, blogues, tão interessantes e este cheio de belos trabalhos. Terei de vir visitar-te com mais tempo para ver e ler tudo...ehehehe.
Beijinhos grandes com tudo de bom para ti,
Alik

Veronica Arteira disse...

Oi, Alik, obrigada pela visita e pelo comentário. Gostei muito do seu blog também. Volte quando quiser, será um prazer!
Bjs